Fórum Alberto Santos-Dumont :: AeroVirtual: Flight Simulator Vs. Aviação Real - Fórum Alberto Santos-Dumont :: AeroVirtual

Ir para

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Flight Simulator Vs. Aviação Real Até que ponto podemos aprender com o simulador?

#1 Membro online   Alan Fernandes 

• Comandante Sênior
  • Ícone
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 01-agosto 03

Ícone  Postou 21 outubro 2005 - 01:25

Olá pessoal. :D

Visto que hoje em dia os desenvolvedores payware investem o que há de mais avançado em técnicas de desenvolvimento afim de trazer o máximo realismo ao Flight Simulator pergunto eu ao fórum como forma de curiosidade:

*Até que ponto podemos aprender com o simulador?
*O Flight Simulator pode, mesmo que não certificado para tal fim, ser usado como forma fiel de treinamentos IFR?
*A instrução com o Flight Simulator é um fator adicional a instrução real?
*Teria uma pessoa mais facilidade na compreensão do vôo real depois de ter tido instrução no Flight Simulator?

Deixem suas opiniões sobre o assunto. ;)
0

#2 Membro online   Speed Racer 

• Virtual Spotter
  • Ícone
  • Grupo: Blogger
  • Cadastrado: 16-junho 04
  • Interests:Aviação, automobilismo

Postou 21 outubro 2005 - 01:31

Eu acho o FS uma ótima forma de aprendizado. Eu qdo fiz minha banca do DAC passei de primeira e tenho certeza q o FS foi fundamental.
Acho q pra q possa contar hora de IFR, deve ter todo um regulamento em cima, de qual aeronave, qual situação no simulador e instrutor do lado.
Mas como forma de mostrar exemplos e familiarizar o aluno c\ o meio aeronáutico, não tenho duvidas de q é uma das melhores ferramentas e q deveria ser mais aproveitado pelas escolas de aviação.

Este post foi editado por Speed Racer: 21 outubro 2005 - 01:33

0

#3 Membro offline   Omykron 

• Comandante Sênior
  • Ícone
  • Grupo: xBanidos
  • Cadastrado: 24-maio 04

Postou 21 outubro 2005 - 01:38

Ver postAlan Fernandes, em Oct 21 2005, 02:25 AM, disse:

Visto que hoje em dia os desenvolvedores payware investem o que há de mais avançado em técnicas de desenvolvimento afim de trazer o máximo realismo ao Flight Simulator pergunto eu ao fórum como forma de curiosidade:

*O Flight Simulator pode, mesmo que não certificado para tal fim, ser usado como forma fiel de treinamentos IFR?
*Teria uma pessoa mais facilidade na compreensão do vôo real depois de ter tido instrução no Flight Simulator?

*Até que ponto o piloto do add-on tem conhecimentos sobre a operação de aeronaves. Isto vai delimitar aqueles que aprofundam o estudo para entender os limites da aeronave e em consequencia, todo o voo, e os que estão apenas se divertindo.
*Só se houver uma mudança da lógica do painel e da atmosfera do flightsimulator.
*Depende do conhecimento do piloto. Treinar um voo completamente IFR, fazer os simuladores para a carteira de IFR, e voar no real, o tempo do FS de teste de IFR vai complementar o do simulador. Ou seja, ajuda, desde que tudo esteja conforme o real.
*Sim, se ela tiver ido em busca de informações, ler o manual de operações (de algumas aeronaves, encontra-se via google).
0

#4 Membro offline   the climber 

• flying the oldies
  • Ícone
  • Cadastrado: 11-janeiro 04
  • Interests:a buceta da mariana!!

Postou 21 outubro 2005 - 09:59

Ver postAlan Fernandes, em Oct 21 2005, 01:25 AM, disse:

- O FS é uma ótima ferramenta de estudos, principalmente para o cara que está estudando IFR. Mesmo não homologado para o treinamento real ele pode servir de um complemento a mais. Podemos aprender muito sobre procedimentos IFR e de certa forma a pilotagem do avião.

- Acredito que a experiência de vôo em FS seja um bom adicional a instrução real, falo isso por experiência própria por voar ambos.

- Com certeza o cara que utiliza o FS de forma séria, executando os procedimentos como no real , tem uma certa facilidade ao encarar o vôo real.

é isso.
0

#5 Membro online   Ecosta 

• Comandante
  • Ícone
  • Cadastrado: 11-agosto 03
  • Interests:Simulação e Computação

Postou 21 outubro 2005 - 10:20

Salve Alan, ai vai minha opinião:

Pode-se aprender com o FS sim, aliás, é um ferramenta que auxilia aquele que quer aprender sobre procedimentos IFR pois não difere tanto assim da realidade. Para te dar um exemplo, o André Liotti quando estava no curso de piloto IFR em San Diego, num dos vôos IFR,o instrutor dele o perguntou onde ele já havia feito horas IFR, tamanha a sua familiariedade com procedimentos com VOR em radiais/ cursos, QDM e QDR. Ele falou que tinha sido apenas via Flight simulator e o instrutor se negou a acreditar hehehehehehe
É claro que um simulador caseiro de 50 dólares não te dá um suporte adequado em relação a um simulador de milhões de dólares utilizados para treinamento de tripulações. Em suma, o flight simulator com o objetivo de entretenimento, emular a realidade dos procedimentos de vôo e treinar os procedimetos de cartas aéreas é muito adequado para entusiastas da aviação que somos. Porém, conhecimento profundo de sistemas das aeronaves e nível de realidade do comportamento das aeronaves, vai ter que melhorar... e muito.
Pelo que eu vejo, a grande totalidade dos simuladores tem a fase mais crítica do vôo, ou seja, a aproximação para o pouso "bem facilitada" porque se for o contrário, o nível de interesse pelo simulador fica comprometido.
[]'s
CmtEcosta
0

#6 Membro offline   Amazon_Pilot 

• Comandante master
  • Ícone
  • Cadastrado: 30-maio 05

Postou 21 outubro 2005 - 11:33

Acho o FS excelente pra treinar procedimentos IFR ou simpelsmente navegação com auxílio de instrumentos... e se estiver usando um painel completo, funcional e moderno (add-on), aí tbm ele se torna muito bom pra treinar o uso de instrumentagem moderna e complexa, como FMC, GPS, EHSI, piloto automático, etc.

Alguns add-ons hoje são tbm tão bem feitos que o FS tbm serve pra se familiarizar com determinado painel/avião... e até mesmo mais ou menos o que esperar em relação às respostas do motor.

Tbm acho que o FS pode facilitar a vida do piloto que estiver voando pra um aeroporto novo, já que ele pode auxíliar na familiarização do procedimento. Ou seja, vc treina o procedimento específico antes de fazer, assim provavelmente se sentirá um pouco mais à vontade.

Quanto ao vôo em si, aí já acho bem difícil... seria a mesma coisa vc falar que um jogo de corrida de carro e igual pilotar o carro... não tem nada a ver, é fisicamente impossível. Outra coisa que fica bem comprometida é a parte de comunicação com ATC.

abs

Este post foi editado por Amazon_Pilot: 21 outubro 2005 - 11:37

0

#7 Membro offline   Gabriel_Silva 

• Comandante master
  • Ícone
  • Cadastrado: 27-fevereiro 05

Postou 21 outubro 2005 - 11:39

Fiz meu primeiro voo no real no ultimo final de semana e pude compravar que:

O simulador ajuda e muito, vc se senta enfrente o painel e jah reconhece todos os instrumentos e sabe como operalos, mesmo tendo usado so o mouse vc tem pelomenos uma nocao de onde apertar para ligar isso ou aquilo. Com o voo online aprendi a fonia entao essa parte foi tranquila. A unica coisa que foi muito diferente foi o voo, comandos leves coisa que no FS eh diferente, a aeronave no real voa tranquila quando que compensada corretamente coisa que no FS nunca consegui fazer.

Na minha opiniao, o FS ajuda muito para conhecimentos de procedimetos, IFR, VFR, fonia, conhecimentode instrumentos de voo e outras coisas.

Abracos,

Gabriel Silva

PS: Nao eh qualquer um que pode apreender com o FS so apreenderao aqueles que levam a serio a simulacao, executando prodedimentos que sao utilizados em voos reais.

Este post foi editado por Cmte_Gabriel: 21 outubro 2005 - 11:42

0

#8 Membro offline   CmteSilva 

• Engenheiro(a) de vôo
  • Ícone
  • Cadastrado: 24-julho 05
  • Interests:Tudo relacionado a Aviação Real e Virtual!

Postou 18 novembro 2005 - 07:31

B) Digo com certeza que o FS ajuda no conhecimento dos Pilotos!
Se vc utiliza o FS e estuda ao mesmo tempo os livros de PP e PC/IFR vc pode comprovar que é tudo correspondente, no meu caso como ainda não fiz nenhum vôo real, tudo que vou lendo nos livros vou treinando no Fight.

Meu computador não é muito potente e o primeiro FS que adquiri foi o FS2000, como não podia usar cenários, tinha que reduzir a visibilidade nos mínimos para rodar satisfatoriamente, consequência tive que aprender IFR na marra ou então não achava o caminho.

Excelente esta sua questão. Parabéns! No momento de dificuldade econômica que passa o País, tem muita gente como eu, que vive voando no FS, e treinando para qdo tiver uma condição de iniciar o Real, poder seguir sem parar por estar devidamente capacitado.

Obs:"Costumo comprar a Aero Magazine, e na maioria das vezes refaço no FS aqueles procedimentos da Seção Aeroportos do Cmte Robert Zwerdling, e sem nunca ter voado para tal aeroporto no FS, chego lá tranquilamente".

É isso!

Valeu!!!!
0

#9 Membro offline   Iuri 

• Comandante Sênior
  • Ícone
  • Cadastrado: 24-agosto 05

Postou 18 novembro 2005 - 01:29

Na minha opinião, o FS eh mto bom, e ajuda muito no treinamento, mas putz... acho q tem gente q leva isso mto a sério! Muitos voam no FS e se acha um piloto de verdade... :thumbdown:

Mas eh ótimo pra treinamento, mas prefira o mundo real hehehe
0

#10 Membro offline   Fabio Laranjeira 

• Luuuuuuxo
  • Ícone
  • Cadastrado: 01-agosto 03
  • Interests:Aviação, Fotografia

Postou 18 novembro 2005 - 01:34

Acho que esse link é uma boa leitura sobre o assunto

http://www.aerovirtu...y_view&iden=367
0

#11 Membro offline   Leandro Mengarda Schmitt 

• Trentino di cuore
  • Ícone
  • Grupo: Observadores
  • Cadastrado: 31-outubro 03

Postou 18 novembro 2005 - 01:59

Depois q visitei 2 aviões de verdade... o FS nunca mais foi o mesmo!
Axo que oque da pra aprender realmente são os sistemas das aeronaves, metorologia, instrumentos e navegação....

Este post foi editado por Leandro Mengarda Schmitt: 18 novembro 2005 - 02:07

0

#12 Membro offline   Fabber-Pilot 

• Primeiro oficial
  • Ícone
  • Cadastrado: 15-novembro 05

Postou 22 novembro 2005 - 05:50

O FS9 seria uma auto-escola para quem quer voar, pois sabemos que na auto-escola tudo que aprendemos é legal,empolga ....... mas quando vamospra rua ... q diferença .

mas ajuda muito ,é uma base !
0

#13 Membro offline   Clovis Fazzio 

• Comandante
  • Ícone
  • Cadastrado: 09-novembro 03
  • Interests:Aviação Virtual

Postou 22 novembro 2005 - 06:59

Acredito pelo que ouço e vejo de pilotos reais, é que existem algumas diferenças genéricas que enumero abaixo:

1 - Diferença entre o FS e o simulador real, principalmente no que toca ao conhecimento teórico e técnico do equipamento voado.

2 - Diferença entre o simulador real e o vôo real, pois no vôo real o fundamental é a decisão. São momentos em que o psique do piloto são diferentes.

3 - Constata-se portanto ser grande a diferença entre o FS e o vôo real.

O FS ajuda, mas é tão somente uma ferramenta que visa dar noções básicas e praticas ao praticante do Hobby e as vezes futuro piloto.
Um abraço
0

#14 Membro offline   Alessandrobr 

• Comandante master
  • Ícone
  • Cadastrado: 08-junho 05

Postou 22 novembro 2005 - 09:08

eu acho que ele te ajuda a se "encontrar em um cockpit", o que fazer, entender cada instrumento.

pq no simulador real ou no voo real..é tudo mto diferente.
mas como disse..so de vc ja ter uma base...de como funciona flap,slot,leme,aileron,starter,magnetos e etc..isso ajuda mto na sua prova teoria e nos estudos !

mas acho q o FS so ajuda em prova de PC pra frente...
0

#15 Membro offline   Chester 

• Tito
  • Ícone
  • Cadastrado: 06-julho 05
  • Interests:- Aviação Geral/Militar.<br />- Automobilismo, boliche, futebol, baseball, basketball, volleyball. Adoro esportes.<br />- Rally.<br />- Simuladores de corrida e de vôo.<br />- Geografia e História (menos a do Brasil).<br />- Ciências Exatas.

Postou 22 novembro 2005 - 09:08

*Se vc quiser aprender com os boeing e outros default, só vai aprender o básico do básico do básico do básico do básico do básico do básico do básico do básico do básico do básico do básico, principalmente o 747 default :loool: :loool: :loool:

*Dizem que o FS é "perfeito" em matéria de navegação IFR desde o FS95 e que não mudou muito de lá pra cá... Então acho que é possível sim, desde que simule as condições reais...

*Com certeza é, se vc tem base no Flight Simulator + os Add-ons paywares ou aqueles "FUDÊNCIOS" que a gente vê por aí, e também se tiver força de vontade com certeza irá ser um "super-dotado" no mundo da aviação... Pelo menos até vc começar a voar regularmente...

*Item 3.... :unsure:

Abraços

Ver postFabio Laranjeira, em Nov 18 2005, 02:34 PM, disse:

Acho que esse link é uma boa leitura sobre o assunto

http://www.aerovirtu...y_view&iden=367

Olá cmte Fábio
Li o review todo agora e é realmente decepcionante!! <_<
O lançe da guinada adversa fez até eu rir :loool: Meu Deus como esta microsoft é *****!!!
Bem, eu nem me importo com isso pra falar a verdade... Me importaria se usasse manche, manetes de potência, pedal e freios no pedal :wacko: O problema que é caro demais tudo isso... :wacko:
Mas o autor do review que você traduziu não considerou coisas importantes sobre a meteorologia...
O Active Sky... Pelo menos em parte de "Windshears" ele simula :unsure: .
Agora se vc quer simular com aeronave default, vá em frente, se comparar com o real, vai ser igual fazer um tijolo DECOLAR.
Só vamos ter um bom simulador quando a Microsoft fazer parcerias por aí e dedicar mais tempo... Exemplo a Eagle Dynamics, as dinâmicas das aeronaves do Lock On e IL-2 são 100% IMBATÍVEIS...

That's all folks

Abs :thumbsup:
0

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)